Negocie com a Teoria das Ondas de Elliott

Negocie com a Teoria das Ondas de Elliott

Embora o comportamento do mercado possa parecer caótico, na verdade é influenciado pela psicologia de massa. Os investidores geralmente compram ativos esperando que o preço suba rapidamente e depois vendem em pânico quando isso não acontece. Esse comportamento é comum e não surpreende que um economista americano Ralph Elliott acreditasse que toda tendência de mercado tem uma razão. Para encontrar possíveis repetições nos movimentos do mercado, ele decidiu analisá-los.

Formação da teoria das Ondas de Elliott

Elliott começou a analisar gráficos que cobriam os últimos 75 anos de dados de mercado para entender a natureza dos movimentos do mercado. Elliott acreditava que os ciclos de mercado poderiam se repetir muito parecido com o comportamento dos investidores.

Os resultados das observações de Elliott levaram a um conjunto de princípios gerais para o comportamento do mercado de ações em maio de 1934. The Wave Principle, um livro que descreve o processo em detalhes, os publicou. Este livro detalha padrões que são repetidos e como identificá-los corretamente.

Como funciona as Ondas de Elliott?

Ralph Elliott sugeriu que as tendências dos preços financeiros estão diretamente relacionadas à psicologia dos investidores. Elliott descobriu que a psicologia de massa é responsável pelas oscilações nos preços financeiros. Os preços se movem em padrões impulsivos (motivos) e corretivos. Ondas são movimentos de preços que ocorrem repetidamente. Você pode dividi-los em dois tipos.

As ondas de motivação são compostas por cinco ondas: 3 grandes movimentos de preços que seguem a tendência de alta e 2 correções. Essas ondas podem ser chamadas de ondas 1, 2, 3, 4 e 5, respectivamente. Essas ondas podem ser encontradas usando uma variedade de regras.

A terceira onda, ou segunda onda impulsiva, costuma ser a mais longa. Nenhuma onda 1 ou 5 pode ser maior que a onda 3.
A onda 5 terá quase o mesmo comprimento da onda 1.
As ondas 2 e 4 terão uma estrutura alternativa: Se uma onda for uma correção acentuada, a outra será uma correção plana.
O pico da onda 3 deve ser maior que o da onda 1. Todas as ondas devem estar avançando.
As ondas corretivas são compostas de três ondas: um impulso para baixo e uma correção para cima. Essas ondas podem ser chamadas de A, B e C. Elas geralmente terminam na mesma área da onda 4 anterior.

Padrão de ondas impulsivas e corretivas

A imagem mostra ondas corretivas e motrizes. Os comprimentos das ondas e suas proporções são importantes. A onda 3 geralmente é maior que a onda 1, e a onda 4, que se segue, é tipicamente de 30% a 40% da onda 3. Essas mesmas regras se aplicam a uma tendência de baixa.

Como faço para abrir um negócio?

As negociações com este método exigem que os traders pratiquem a determinação de ondas no gráfico. Cada onda deve corresponder aos critérios. Antes de fechar um negócio, os traders devem verificar novamente as regras para garantir que encontraram o padrão correto.

A estrutura de ondas indica que os preços se movem em ciclos. Após três grandes movimentos de alta, é possível que a tendência de alta esteja terminando e os preços se movam para baixo.

Seria o oposto para uma tendência de baixa: após três grandes movimentos para baixo, a tendência de baixa provavelmente terminará e os preços poderão começar a subir.

As ondas ajudam a determinar a direção da tendência, bem como um potencial momento de entrada. Esses movimentos podem ser encontrados em tipos de gráficos menores e maiores. Esse padrão também pode ser encontrado se você negociar em prazos curtos. Geralmente, é mais fácil identificar se você negociar por períodos mais longos.

Essa estrutura pode ser vista nos gráficos mensais da Amazon. É claro que o preço subiu primeiro em 5 ondas seguidas por 3 ondas de correção.

O padrão Elliott Wave é uma ferramenta útil para ajudá-lo a tomar decisões sobre negócios futuros.

Depois de determinar o padrão de onda, é possível entrar em posições de compra durante pullbacks (ondas de onda corretivas como onda 2 ou onda 4) durante tendências de alta. Se feito corretamente, isso pode permitir que você “acelere” a próxima tendência de alta à medida que o preço sobe.

Você pode vender negócios durante ondas corretivas de uma tendência de baixa para obter lucro no mercado com tendência de baixa.

Conclusão

Embora a Teoria das Ondas de Elliott possa parecer mais complexa do que outras estratégias usadas por traders iniciantes, ela ainda é muito útil. Como o conceito-chave da Teoria das Ondas de Elliott é determinar corretamente a sequência de ondas, isso requer mais prática. Ele fornece uma boa visão sobre o comportamento do mercado. Isso permite que os traders com mais experiência planejem com antecedência de acordo com os ciclos do mercado.

🇧🇷 A Melhore corretora de opções binárias no Brazil
🇧🇷 A Melhore corretora de opções binárias no Brazil
Abra uma conta demo gratuita Abra uma conta demo gratuita
Abra uma conta demo gratuita Abra uma conta demo gratuita