Binance é confiavel em 2022 ? O exchange é realmente um dos líderes?

Binance é confiavel em 2022 ? O exchange é realmente um dos líderes?

O interesse em criptomoedas explodiu nos últimos anos e o bloqueio só amplificou esse fenômeno. Hoje, a aquisição de criptomoedas não é mais reservada para traders de elite, mas para outros perfis muitas vezes menos experientes. Em 2022, os usuários que desejam comprar criptomoedas estão recorrendo a plataformas de negociação ou “exchange”.

Entre os essenciais do mercado, encontramos a Binance. Graças à sua ampla oferta de ativos criptográficos e taxas bastante baixas, a Binance rapidamente se tornou uma das melhores plataformas de criptomoedas . Levando em conta os volumes de transações, é a primeira exchange de criptomoedas em escala global. No entanto, a plataforma enfrenta algumas críticas, principalmente em termos de uso.

Para fornecer uma visão geral completa desta solução e ajudá-lo a formar uma opinião sobre a Binance, realizamos uma análise detalhada do serviço.

O que é Binance?

A Binance é uma plataforma online especializada na troca de criptomoedas. A Binance foi criada em 2017, em Hong Kong, após uma captação de recursos iniciada pelo fundador e CEO, Changpeng Zhao. Depois de arrecadar vários milhões de dólares em apenas duas semanas, a Binance viu uma rápida expansão.

Entre 2019 e 2020, a Binance adquiriu várias empresas, incluindo o site de referência CoinMarketCap por US$ 400 milhões.

Hoje, a Binance permite que você negocie pouco mais de 150 criptomoedas, como Bitcoin (BTC), Ether (ETH), Polkadot (DOT), Litecoin (LTC) ou Binance Coin (BNB), a moeda virtual nativa do Blockchain Binance. Ao todo, são mais de 400 pares para negociar (BTC/ETH, por exemplo). A corretora também desenvolveu um aplicativo móvel para permitir que os usuários negociem onde quer que estejam. Está disponível em iOS e Android.

Presente em muitos países, incluindo a França, a Binance oferece uma plataforma internacional traduzida em cerca de trinta idiomas, incluindo francês, chinês e russo. A particularidade do corretor Binance é que ele não se limita a uma simples plataforma de negociação de criptomoedas. Na realidade, a Binance é caracterizada por seu vasto ecossistema: cartão Visa, possibilidade de staking, lauchnpad, etc. Veremos esses elementos no restante desta revisão da Binance.

Parâmetros de regulação e segurança

Nesta revisão da Binance, agora veremos a confiabilidade da plataforma. A Binance foi proibida de operar em alguns países, como Tailândia, Japão, Estados Unidos e Malta. Em resposta a essas alegações, a empresa lançou a bolsa Binance UK regulamentada pela FCA, bem como a Binance US.

Com mais de 15 milhões de usuários, 1,4 milhão de transações por segundo e US$ 2 bilhões em volume médio de negociação, a Binance é uma plataforma confiável, apesar de não ser regulamentada, nem pela AMF na França ou pela CySEC na Europa.

Em termos de segurança da plataforma, a corretora implementou vários dispositivos. A Binance oferece o sistema de autenticação de dois fatores (2FA) por meio do aplicativo Binance Authenticator ou Google Authenticator para proteger as contas dos usuários e suas transações. Também é possível ativar um código anti-phishing para garantir que os e-mails recebidos venham da Binance.

Para combater a lavagem de dinheiro, a Binance também solicita certas informações pessoais para atender aos requisitos KYC (Know Your Customer). Por fim, em seu site, a corretora também oferece dicas para aumentar a segurança da conta: uso de um gerenciador de senhas, verificação da URL visitada, criptografia de sua conexão etc.

Além disso, a maioria dos ativos do usuário é armazenada em carteiras “frias” (offline) e apenas uma pequena parte em carteiras online.

Apesar de todos os esforços, parece que a plataforma não é impenetrável. De fato, a Binance sofreu uma violação de segurança em 2019, resultando na perda de 7.000 bitcoins. Desde então, a empresa montou o dispositivo SAFU (Secure Asset Fund for Users), um fundo de emergência que protege os usuários em caso de ataques e roubo de criptomoedas.

Como funciona a plataforma Binance

A Binance é uma exchange muito completa que possui várias subplataformas com diferentes opções de negociação. Para concluir esta revisão da Binance, apresentaremos as diferentes carteiras disponíveis para você.

A carteira Spot para negociação à vista

A carteira Spot permite que você venda e compre criptomoedas instantaneamente e as possua. Também é aqui que você pode depositar fundos (moeda fiduciária ou moeda virtual), retirá-los ou transferi-los para outras carteiras. Esta é a sua conta principal. Geralmente é o usado durante os primeiros passos na plataforma.

Existem várias funções, incluindo as principais: Limit, Market, Stop-Limit. Você pode comprar criptomoedas colocando ordens de limite (Limit). Neste caso, a compra não é imediata. Isso acontecerá quando o preço que você definir for atingido. Por outro lado, as ordens de mercado (Market) permitem que você compre criptomoedas instantaneamente, ao preço de mercado no momento t.

Quantas criptomoedas são oferecidas para compra na Binance? Centenas. E continua crescendo à taxa de adições semanais. Você pode investir em criptomoedas reconhecidas, bem como em novos projetos com potencial significativo. Para dar alguns exemplos, será possível, por exemplo , comprar Pancakeswap , Ether, Bitcoin, mas também negociar Matic .

A carteira de margem para negociação de margem

A Binance também oferece negociação de margem através da Margin Wallet. Este último visa amplificar os ganhos integrando efeitos de alavancagem (com limite de x3). Isso envolve, portanto, o empréstimo de fundos de terceiros para a compra do ativo subjacente.

Antes de usar esse recurso, é necessário verificar sua conta e ativar o 2FA. Você precisará então transferir fundos da sua carteira Spot para a Margem. As transferências dentro da Binance são gratuitas.

Tenha cuidado, se este método pode aumentar os lucros, também pode aumentar as perdas.

A carteira de futuros para negociação de futuros

A Binance Futures é uma subplataforma que permite negociar derivativos de criptomoedas. Ao contrário da negociação à vista ou de margem (Spot e Margin), você não possui a criptomoeda ao negociar Futuros, mas CFDs.

A carteira de Futuros oferece mais flexibilidade, pois você pode especular sobre tendências (para cima ou para baixo). Assim, é possível colocar posições longas ou curtas.

A plataforma Futures envolve alavancagem de até x125. Devemos, portanto, permanecer vigilantes para limitar as perdas.

Todas as opções apresentadas acima nesta revisão da Binance são voltadas para diferentes tipos de usuários. Para quem está começando, é melhor ficar na carteira Spot. Por outro lado, a Binance Futures é mais adequada para os mais experientes.

Primeiros passos na Binance

Vamos continuar esta revisão da Binance com uma visão geral dos primeiros passos a serem dados para negociar na bolsa.

O processo de registro

O registro na Binance é gratuito e rápido. Você precisará inserir um endereço de e-mail e uma senha. Para validar sua conta, você precisará fornecer o código de segurança de 6 dígitos enviado para sua caixa postal.

Agora você pode acessar seu espaço Binance e até mesmo consultar o guia desenvolvido para iniciantes.

ABRA UMA CONTA NA BINANCE

Proteja sua conta

Como você pode ver na captura de tela acima, a Binance recomenda proteger sua conta desde o início, ativando a autenticação de dois fatores (2FA). Para fazer isso, você precisará verificar seu endereço de e-mail, número de telefone e baixar o aplicativo Binance ou o Google Authenticator. Você também tem a opção de usar uma chave de segurança física do tipo Yubikey.

Para maior segurança, a Binance oferece habilitar um código anti-phishing e configurar uma lista de permissões de retirada. Este último consiste em realizar transações de saque apenas para determinados endereços.

É altamente recomendável concluir essas etapas para minimizar o risco de invasão de conta antes de prosseguir.

Tenha sua conta verificada

A verificação da conta é fundamental para remover limites e limites de transações. Nesse caso, a transição do status não verificado para verificado permite o acesso aos serviços da Binance. O status Verified Plus oferece mais flexibilidade (retirada de 100 BTC por dia, limite de depósito de criptomoeda ilimitado).

Para isso, você terá que se submeter ao procedimento KYC por:

  • fornecer informações pessoais (nome, data de nascimento, endereço, etc.)
  • adicionando um ID e comprovante de endereço
  • passando por reconhecimento facial
  • respondendo a um questionário

O tempo de verificação é variável e pode levar alguns dias. Embora esse processo possa parecer complexo e tedioso, é obrigatório. É uma norma regulatória, obrigatória para serviços financeiros.

Deposite euros ou criptomoedas na sua conta

O último passo para poder começar a negociar é depositar fundos. Isso pode ser feito em moeda fiduciária (euro) por meio de sua conta bancária ou em criptomoeda de uma carteira externa.

Para fazer isso, vá para a guia “Spot Wallet” e clique na caixa “Deposit”. A partir de então, você terá a possibilidade de depositar moedas fiduciárias ou criptográficas.

O depósito de fundos em euros deve ser feito por cartão bancário. De fato, as transferências intra-Europa foram recentemente suspensas na Binance. Os encargos cobrados são de 1,8% para os cartões. Observe que é necessário verificar sua identidade para depositar dinheiro. Quando terminar, conte alguns dias antes de ver os fundos transferidos para sua carteira.

Se você tiver criptomoeda em outro lugar e quiser depositar algumas, o processo é diferente, pois você precisará criar um endereço de depósito. O depósito de criptomoedas não incorre em taxas da Binance, mas pode incorrer em taxas de retirada, dependendo dos termos da outra plataforma. Quando terminar, você verá as criptomoedas quase instantaneamente em sua conta.

Uma oferta completa

O ecossistema da Binance é vasto e não se limita ao comércio de criptomoedas. Na realidade, há algo para se perder quando você pisa lá pela primeira vez. Para ajudá-lo a ver com mais clareza, fornecemos uma atualização nesta revisão da Binance.

Moeda Binance (BNB)

BNB é a criptomoeda nativa da Binance Blockchains (Binance Chain e Binance Smart Chain). O BNB foi lançado em 2017, antes mesmo da exchange entrar em operação, após uma arrecadação de fundos. Essa criptomoeda é particularmente interessante quando você tem uma conta na Binance porque oferece uma série de vantagens, incluindo benefícios de redução de taxas ao pagar com ela.

No momento em que escrevo esta revisão da Binance em 2022, é a terceira maior criptomoeda do mundo por capitalização de mercado.

O cartão Binance Visa para gastar suas criptomoedas

As criptomoedas não são mais apenas para uso especulativo e a Binance entende isso. A empresa oferece um cartão Visa com o qual os usuários podem pagar suas compras diárias com suas criptomoedas.

A conversão para fiat acontece automaticamente no checkout. Este cartão de pagamento em criptomoeda tem uma série de vantagens, como a ausência de taxas e cashback de até 8%.

O cartão Binance está disponível na França. A obtenção do cartão está sujeita a condições. Além de residir em um país qualificado, você também precisará ser Verificado ao preencher o formulário de verificação KYC.

Binance Earn para gerar renda passiva

Com a Binance, também é possível aumentar suas criptomoedas. Para isso, você pode salvá-los ou apostar neles. O princípio é simples, consiste em bloquear sua criptomoeda por um período fixo em troca de recompensas. Quanto maior a duração, maior o retorno. Observe que o staking só pode ser feito para criptos com base em Proof of Stake. Este é o caso do Éter, por exemplo.

Para fazer isso, acesse sua carteira Spot, encontre a moeda em questão e clique em “Ganhar”. Em seguida, serão oferecidas diferentes opções (dependendo da criptografia).

Com o método de poupança flexível, você pode retirar seus fundos a qualquer momento.

Outra maneira de ganhar recompensas: Launchpads. Esta plataforma de lançamento de token lista projetos inovadores relacionados a criptomoedas. Financiar um (ou mais) dentro do Launchpool não apenas ajudará os empreendedores, mas também permitirá que você obtenha retornos sem correr riscos.

Binance Academy para aprender mais sobre o mundo das criptomoedas e blockchain

A corretora criou a Binance Academy, que fornece muitos artigos de acesso gratuito. A ideia é permitir que todos aprendam e adquiram conhecimento sobre criptomoedas e negociação. Muitos assuntos são abordados e, como bônus, os artigos são escritos em francês. Os tutoriais são ilustrados com capturas de tela para facilitar a compreensão, o que achamos particularmente útil.

Esses recursos gratuitos realmente promovem o aprendizado. Esta é uma vantagem real nesta revisão da Binance.

ABRA UMA CONTA NA BINANCE

Teste de suporte ao cliente

A Binance é conhecida por oferecer um atendimento eficiente ao cliente. Durante o nosso teste, nós o colocamos à prova. Para entrar em contato com o suporte ao cliente, você precisará clicar na caixa de suporte no canto inferior direito da tela do site. Quando a janela se abrir, você estará na frente de um assistente virtual. Se ele não resolver o seu problema, é provável que suas respostas possam ser encontradas em um dos artigos da Academia, conforme declarado antes nesta revisão da Binance.

Caso contrário, é sempre possível entrar em contato com um consultor real. O tempo de espera é bastante longo, então você terá que ser paciente. Felizmente, as equipes foram capazes de responder às nossas perguntas de forma bastante eficaz.

Resumo da taxa da Binance

O último ponto que queríamos abordar nesta revisão da Binance diz respeito às taxas cobradas pela exchange. Vamos ver se sua reputação de oferecer as taxas mais baixas do mercado é verificada.

Em primeiro lugar, como dissemos acima, os depósitos com cartão de crédito geram taxas de 1,8%. Por outro lado, o depósito de criptomoedas é gratuito.

As retiradas em euros são cobradas a 1%. Para saques de criptomoedas, as taxas variam de acordo com a moeda. Para Bitcoin, por exemplo, eles variam de 00000046% a 0,0005% dependendo do blockchain, o que é realmente mínimo.

As taxas de transação também são muito baixas: 0,10% para pedidos de Maker e Taker. Como lembrete, as ordens do Taker são executadas imediatamente. Os pedidos do fabricante que não são colocados imediatamente são adicionados ao livro de pedidos.

Existem vários níveis de comissão (VIP 0 a VIP 9) definidos de acordo com o volume de negociação dos usuários nos últimos 30 dias. Quanto maior o nível VIP, menores as taxas. Além disso, todos poderão se beneficiar de um desconto de -25% nas taxas de negociação se você usar o Binance Coin (BNB), o que é sempre bom levar.

Melhor ainda, se você usar o sistema de patrocínio ( clicando aqui ), poderá se beneficiar de um desconto nas taxas. Depois disso, você também pode indicar outros amigos para oferecer um desconto e você, do seu lado, ganhar uma comissão por cada transação realizada.

Para encontrar mais detalhes sobre o patrocínio da Binance, visite seu site oficial. Acima você encontrará uma página dedicada a este assunto (assim como perguntas/respostas).

Resumo da nossa opinião sobre a Binance

Para concluir esta revisão da Binance, podemos dizer que essa exchange faz jus à sua reputação. A plataforma é confiável, completa e muito elaborada. Há muitos recursos e taxas extremamente baixas. Se os traders experientes encontrarem sua felicidade lá, isso pode desestabilizar os iniciantes devido à sua complexidade.

Além disso, não há restrições. Os efeitos de alavancagem para futuros são muito altos (x 125). Se isso é um ativo para alguns usuários, também pode ser perigoso quando você conhece a volatilidade do mercado de criptomoedas.

A Binance é, portanto, uma solução satisfatória para quem deseja negociar criptomoedas. Dito isto, a experiência do usuário não é tão boa quanto com eToro, por exemplo, então se você é novo no campo, a Binance pode não ser a escolha mais inteligente.