HackAmericas-Brasil-Sao-Paulo-2018-Banner-1

¡Cadastre-se agora na HackAmericas São Paulo 2018!

#HackAmericas / São Paulo 2018 🇧🇷

1st-Y4PT-Continental-Transport-Hackathon-Americas-HackAmericas-2018-Brasil-Sao-Paulo-Banner

O HACKAMERICAS irá abordar a “Mobilidade Urbana e o Transporte Público Sustentável”. Você deverá propor soluções e desenvolver protótipos que revolucionem a forma como o transporte público é produzido e consumido a fim de tornar nossas cidades mais sustentáveis e conectadas.

CONTEXTO

o 1º Y4PT Continental Transport Hackathon Américas 2018 (HACKAMERICAS 2018) – considerado o principal evento nacional e internacional de inovação sobre transportes sustentáveis das Américas. A maratona começou em setembro e vai até novembro, percorrendo cinco países da América Latina: Uruguai, Brasil, Chile, República Dominicana e Colômbia. No Brasil, o evento acontece em São Paulo, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, NOS DIAS 30 DE NOVEMBRO E 1º DE DEZEMBRO.

O evento é uma iniciativa do Youth For Public Transport Foundation (Y4PT), instituição vinculada à União Internacional de Transporte Público (UITP), e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A realização é da EMTU/SP, por meio de seu laboratório de inovação, o ELAB-Experimentos em Transportes, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Scipopulis, com patrocínio do Metrô de São Paulo; apoio técnico do Núcleo de Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo; e apoio institucional da CPTM e da Artesp.

Entre os desafios que serão analisados durante o período de 35 horas ininterruptas do torneio estão: expansão urbana, congestionamentos, poluição ambiental, intermodalidade, sistemas de pagamento e taxas de transporte, acessibilidade universal entre outros.

Eventos anteriores

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) realizou em sua unidade de São Bernardo do Campo a primeira versão do Hackathon do Y4PT/UITP, em março de 2017. Gustavo e Matheus Salles representaram o Brasil em Montreal, dois meses depois. Após a realização da 1ª Hackathona Metropolitana EMTU-Metra a empresa abriu o primeiro laboratório metropolitano de inovação em transporte público da América Latina, o ELAB - Experimentos em Transportes, e o segundo voltado para mobilidade urbana – o primeiro foi o Mobilab da Prefeitura de São Paulo.
Em abril deste ano realizou a segunda versão, o HACKEMTU, em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), com quase 200 inscritos, engajamento de 10 empresas (Transporte, Acadêmico, Estatística e Ecossistema de Inovação), mais de 70 técnicos-mentores, quatro patrocinadores. Jordão Bragantini representou o Brasil no evento mundial, em Dubai.

COMO SERÁ O EVENTO?

OVERVIEW DO DESAFIO

Na semana do evento, os inscritos selecionados irão receber os subdesafios reais do setor brasileiro de transportes e os conjuntos de dados para que possam trabalhar.

FORMAÇÃO DAS EQUIPES

Os times terão entre três e cinco integrantes e poderão ser formados no ato das inscrições. Para os participantes que ainda não tiverem equipes formadas, dedicaremos um tempo para networking e construção das equipes no início do evento.

MENTORIA

Durante todo o evento, as equipes terão a mentoria de profissionais das principais autoridades de transporte público do Brasil.

DESENVOLVIMENTO

Crie seu MVP, estruture um modelo de negócio, faça validação do projeto e treine muito o seu pitch. Lembrando que teremos toda madrugada para isso, com direito a pizza e energético!

DATA E LUGAR

A fase local em São Paulo terá lugar nos dias 30 novembro 2018 e 01 dezembro 2018 nas instalações dos Predio 9 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rua da consolação, 930, São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

30 NOVEMBRO 2018

  • -

    Welcome Coffee e Credenciamento

  • -

    Abertura oficial

  • -

    Overview do Desafio e Formação de times e networking dos participantes

  • -

    Ideação dos times e rodada de mentoria

  • -

    Almoço

  • -

    Rodada de mentoria

  • -

    Oficina optativa

  • -

    Rodada de mentoria

  • -

    Jantar

  • -

    Rodada de mentoria

  • -

    Pizzas e energéticos

  • -

    Desenvolvimento dos projetos

01 DEZEMBRO 2018

  • -

    Coffee Break

  • -

    Sessões de Mentoria de Pitch

  • -

    Laboratórios da FAU Mackenzie

  • -

    Teste técnicos das apresentações

  • -

    Almoço

  • -

    Banca de pré-pitch

  • -

    Submissão dos projetos

  • -

    Code Review

  • -

    Apresentação dos Pitches

  • -

    Divulgação do resultado final

DESAFIO LOCAL

Dobrar a participação do transporte público no mercado de forma sustentável

CADASTRO E SELEÇÃO

Os interessados em participar devem se inscrever através do formulário on-line da HackAmericas 2018. O cadastro pode ser feito individualmente ou em equipe, conforme o indicado na seção Perfil do Hackers.

Os interessados devem se inscrever antes das 23h59 do dia 20 de novembro de 2018, sendo notificados no dia 21 do mesmo mês, via e-mail, informando se foram selecionados para participar do HackAmericas 2018.

REGULAMENTO

Para conferir o regulamento, clique no botão a seguir e consulte todas as informações
e regras de participação.

Caso tenha dúvida, procure a organização do evento: hackamericas2018@gmail.com

PRÊMIOS

Y4PT-Logo-Vector-01

VENCEDOR LOCAL DA HACKAMERICAS SÃO PAULO 2018:

A equipe paulista escolhido como vencedor brasileiro entrará na fase continental para competir por ser uma das 3 equipes que representarão o continente americano na 3rd Y4PT Global Transport Hackathon em Estocolmo.

Se forem eleitos campeões continentais, o Y4PT cobrirá os custos de viagem e subsistência de um (1) dos membros da equipe, além de dar acesso ao 63º UITP Global Public Transport Summit.

bid-brasil

PROCESSO DE PRÉ-INCUBAÇÃO:

Financiamento para processo de pré-incubação avaliado em US $ 10.000 que cobre: formação de equipe, validação do modelo de negócio, desenvolvimento de MVP alpha e piloto. O processo de pré-incubação será realizado por um fornecedor profissional associado à BID Brasil.

 

PARCEIROS

Realização

emtu
mackenzie
scipopulis

Iniciativa

Y4PT-Logo-Vector
bid-brasil
uitp
rta-dubai
fnm-milan

Patrocínio

metro-sao-paulo

Apoio

artesp
cptm
governo-estado-sp

Plataforma

shawee
A %d blogueros les gusta esto: