Cotação criptomoedas

Assista à cotação de preços de criptomoedas, capitalizações de mercado e volumes. aqui está uma tabela que permite ver a cotação das moedas digitais. Isso permite que você veja o preço das criptomoedas em tempo real.

Mais informações sobre a cotação de criptomoedas

A criptomoeda é negociada entre as partes nos mercados. A demanda e a oferta de uma criptomoeda específica em um mercado específico estabelecerão uma linha de base para sua ação de preço, seja para cima ou para baixo. Mas você sabia que, diferentemente das ações, existem mercados de negociação de criptomoedas centralizados (CEX) e descentralizados (DEX)? É importante saber disso porque o preço é determinado de forma diferente em cada tipo de exchange.

Como é definido o preço da criptomoeda em exchanges centralizadas?

Em exchanges de criptomoedas centralizadas, o preço de um ativo criptográfico é determinado entre duas partes usando o modelo tradicional de livro de pedidos que as exchanges convencionais como S&P 500 ou ASX usam. Os livros de pedidos são apenas um registro de todos os pedidos de compra e venda abertos para uma criptomoeda específica. O spread entre os preços de compra e venda determina a profundidade do livro de ordens e o preço de mercado atual.

Nesse modelo, o CEX atua como intermediário para liquidar as transações comerciais e fornece serviços de custódia para seus criptoativos. As transações ocorrem no servidor CEXs e não diretamente no blockchain.

A principal exchange centralizada em volume é a Binance. É também o que recomendamos que você comece, pois cobre mais moedas de pequena capitalização do que seu rival Coinbase. A Binance tem uma carteira móvel quente com todos os sinos e assobios que você poderia desejar.

Como o preço da criptomoeda é definido em exchanges descentralizadas?

A negociação ponto a ponto ocorre em DEXs por meio de contratos inteligentes automatizados (programas) que executam negociações sem intermediário. DEXs usam protocolos de pool de liquidez para determinar os preços das criptomoedas. Essas trocas executam negociações ou ‘trocas’ entre usuários direta e instantaneamente de carteira para carteira. Não há intermediário como em um CEX.

Os swaps são feitos de duas maneiras: por meio de um livro de pedidos que interage com o blockchain ou por meio de uma abordagem de formador de mercado automatizado (AMM). Como já sabemos o que são livros de pedidos, vamos falar sobre AMMs. Os AMMs eliminam a necessidade de as contrapartes definirem o preço. Em vez disso, os AMMs nos algoritmos para definir o preço, o que significa que você pode negociar uma determinada moeda ou token, independentemente de haver alguém do outro lado da negociação. Para facilitar isso, são necessários “pools de liquidez”. Esses pools pagam aos usuários para manter alguns de seus fundos em um contrato inteligente que pode ser usado para que as negociações ocorram.

Com AMMs não há pedidos anteriores em um livro de pedidos. Existem apenas tomadores (compradores) que procuram trocar um par de criptomoedas específico.

DEXs não são de custódia, o que significa que você é responsável por gerenciar a segurança de sua criptomoeda. Você mantém sua criptografia segura enquanto negocia em DEXs usando uma carteira de hardware e uma carteira de recuperação de frase inicial. Você pode encontrar as melhores carteiras de hardware para manter sua criptografia segura aqui e a melhor carteira de armazenamento de frase de semente de metal para suas chaves privadas aqui.

UniSwap, SushiSwap e PancakeSwap são as duas maiores DEXs em criptomoedas no momento.

Tanto o CEX quanto o DEX dependem da demanda dos compradores e da oferta dos vendedores (ou provedores de liquidez) para definir o preço de uma negociação ou troca. Portanto, se os preços das criptomoedas são determinados pela demanda e oferta nesses mercados, vejamos os fatores que influenciam o comprometimento desses compradores (demanda) e dos próprios vendedores ou provedores de liquidez (oferta).